sexta-feira, 27 de maio de 2011

O Céu de Hermila Guedes


Por Manoela Siqueira

Ela já foi Suely, Bela, Pâmela, Jovelina, Selma, Divina. Ela já foi até Elis Regina.
Hermila Guedes, 31 anos, é atriz, pernambucana de Cabrobó, que mora em Jardim Atlântico, Olinda. Começou a se interessar pelo teatro ainda jovem, quando no quintal da casa de seu João, ensaiava a peça A Duquesa dos Cajus. Depois veio a oportunidade da atriz fazer o teste para o curta O pedido , de Adelina Amaral. Dessa forma nasceu a paixão pelo cinema. Hermila conta que atuou pouco nos palcos pernambucanos, apesar de participar do Coletivo Angu de Teatro desde 2003.A atriz explica que a principal diferença entre o teatro e o cinema é o público. " Tenho muito medo de gente, plateia.Acho trabalhar com a câmera mais fácil", pontua.

Para fazer O Céu de Suely, do cineasta Karim Aïnouz, Hermila fez laboratório de dois meses em pleno sertão cearense e preparação de elenco com Fátima Toledo. As gravações duraram um mês e meio.A película conta a trajetória de Hermila, que é abandonada grávida, adota o pseudônimo Suely e rifa o próprio corpo para ganhar dinheiro para criar o filho. Uma curiosidade é que no filme , o nome dos personagens é o mesmo nome dos atores." O Karim deixou o elenco muito à vontade, improvisamos muito", declara. O filme participou do Festival de Veneza, em 2006 e Hermila Guedes ganhou o prêmio de Melhor Atriz, no Festival de Havana, em Cuba, no mesmo ano.

A atriz ainda participou dos premiados, Deserto Feliz, de Paulo Caldas e Baixio das Bestas, do polêmico cineasta Cláudio Assis. Com o primeiro filme, de 2008, a equipe participou de mais de 40 festivais nacionais e internacionais. Em Baixio das Bestas, de 2007, Hermila mais uma vez interpretou uma prostituta.

Em 2006, a atriz ganhou notoriedade quando estrelou brilhantemente na TV Globo, o especial Por toda a minha vida, onde interpretou a cantora Elis Regina. Dessa oportunidade surgiram vários convites para Hermila atuar na TV, teatro e cinema.

No teatro,  a atriz participou das montagens Noite Feliz,em 2000; Paixão de Cristo, entre 2001 e 2005; Meia Sola, em 2003; Angu de Sangue, de 2004 e Três Viúvas de Arthur, em 2005.

 Atualmente, a atriz está em cartaz no Teatro Hermilo Borba Filho, no Recife, com a peça "Essa febre que não passa", da jornalista Luce Pereira. No elenco ainda estão, Mayra Waquim, Ceronha Pontes, Hilda Torres, Márcia Cruz e Nínive Caldas  O sucesso de público e crítica foi tanto que os horários das apresentações nos sábados e domingos da temporada, foram duplicados. Depois da capital pernambucana, a peça segue para João Pessoa, na Paraíba.



Assista o vídeo com a entrevista na íntegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário